Atividade prática sobre a curva de demanda Produto: Ingressos para o UFC
Introdução a Economia: Microeconomia (02-04-2012)
1. A escolha do produto e os fatores determinantes da demandaAideia inicial do grupo era ofertar um serviço similar ao de compras coletivas, artifício muito utilizado nos dias atuais, porem decidimos depois vender o produto como um kit apenas, um pacote bem atrativo e que fosse de fácil aceitação.
2. Origem do UFCEm tempos de domínio japonês na lutas, e do boxe americano no dinheiro comercial, um brasileiro visionário começou a implementar suas idéias.Aluno do japonês MitsuyoMaeda na juventude, Carlos Gracie aprendeu a centenária arte marcial japonesa do judô, oujujutsu mais que isso a usou como base para criar o jiu-jitsu moderno, conhecido hoje como BJJ (BrazilianJiu--Jitsu). Onze anos mais novo Hélio Gracie teve seu irmão como grande mestre e terminou de desenvolver a luta que viraria um verdadeiro sinônimo do sobrenome da família, além de ter a disseminação da modalidade como principal meta de vida. O sucesso da eficiência do jiu-jitsu brasileiro chamou a atenção de lutadores de outros estilos de lutas, começando uma verdadeira tradição familiar de desafios entre lutadores, isso mesmo, praticantes de outras modalidades desafiavampara uma luta os pioneiros da família Gracie, onde a luta não havia regras, o famoso Vale-Tudo. As primeiras lutas, no início do Século XX, foram com Carlos, mas ganharam espaço com Hélio. Com 17 combates de vale-tudo e apenas duas derrotas entre as décadas de 1930 e 1960, Hélio ganhou status de lenda nas lutas do Brasil dentro dos ringues. Ainda em desafios que tinham ares de briga, a família Gracie foi sucedida à altura por Carlson, filho mais velho de Carlos. Com ele, foram 19 lutas e apenas uma derrota, mantendo o nome da dinastia em alta e abrindo as portas para a geração seguinte solidificar as bases para o MMA.
3. O mercado do produtoEste evento ocorre em varios lugares do mundo, inclusive no Brasil onde teve duas edições em menos de um ano o UFC134 e o UFC 142. O Custo de um ingresso do UFC é em media U$ 221,00, isso dependendo da localização dentro do estadio ou arena em que o evento ocorrer, podendo ser mais barato ou mais caro.
4. A dinâmica da curva da demanda na sala de aulaNa última segunda-feira dia 2-4-2012, os alunos do curso de Ciências Econômicas da UFAM apresentaram seus trabalhos de Introdução a Economia: Microeconomia.
4.1 O produtoOs alunos desta equipe venderam o seguinte produto: KIT UFC (ingresso para o UFC 145 + passagem aérea + hospedagem com direito a café da manhã),
Abaixo Algumas fotos da apresentação:
Figura 4– Reação dos alunos com o Kit UFC
Figura 6 – Apresentação do gráfico
Após a venda do produto os alunos desenharam a curva da
oferta pela demanda juntamente com a tabela de informações que ficaram
dispostas conforme abaixo:
Tabela 1 – Escala da demanda do kit UFC
Gráfico 1 – Curva da demanda do kit UFC
Créditos:Bárbara
Felsenthal, Carlos Herton, Elenize Avelino, Glenda Cauper, Igor Nobre, Ionara Borba e João Paulo.
Muito bom o trabalho dessa equipe, merecem nota DEZ!!!
ResponderExcluir