terça-feira, 30 de outubro de 2012


              Atividade prática sobre a curva de demanda Produto: Ingressos para o UFC

                                    Introdução a Economia: Microeconomia (02-04-2012)

1. A escolha do produto e os fatores determinantes da demandaAideia inicial do grupo era ofertar um serviço similar ao de compras coletivas, artifício muito utilizado nos dias atuais, porem decidimos depois vender o produto como um kit apenas, um pacote bem atrativo e que fosse de fácil aceitação.

 2. Origem do UFCEm tempos de domínio japonês na lutas, e do boxe americano no dinheiro comercial, um brasileiro visionário começou a implementar suas idéias.Aluno do japonês MitsuyoMaeda na juventude, Carlos Gracie aprendeu a centenária arte marcial japonesa do judô, oujujutsu mais que isso a usou como base para criar o jiu-jitsu moderno, conhecido hoje como BJJ (BrazilianJiu--Jitsu). Onze anos mais novo Hélio Gracie teve seu irmão como grande mestre e terminou de desenvolver a luta que viraria um verdadeiro sinônimo do sobrenome da família, além de ter a disseminação da modalidade como principal meta de vida. O sucesso da eficiência do jiu-jitsu brasileiro chamou a atenção de lutadores de outros estilos de lutas, começando uma verdadeira tradição familiar de desafios entre lutadores, isso mesmo, praticantes de outras modalidades desafiavampara uma luta os pioneiros da família Gracie, onde a luta não havia regras, o famoso Vale-Tudo. As primeiras lutas, no início do Século XX, foram com Carlos, mas ganharam espaço com Hélio. Com 17 combates de vale-tudo e apenas duas derrotas entre as décadas de 1930 e 1960, Hélio ganhou status de lenda nas lutas do Brasil dentro dos ringues. Ainda em desafios que tinham ares de briga, a família Gracie foi sucedida à altura por Carlson, filho mais velho de Carlos. Com ele, foram 19 lutas e apenas uma derrota, mantendo o nome da dinastia em alta e abrindo as portas para a geração seguinte solidificar as bases para o MMA. Filho de Hélio Gracie, Rorion aproveitou o sucesso que vinha tendo como professor de jiu-jitsu nos Estados Unidos para profissionalizar os desafios protagonizados por sua família no Brasil. Com essa ideia na cabeça, criou o UltimateFightChampionship, colocando lutadores das mais diversas artes marciais, e dos mais variados pesos, frente a frente dentro de um ringue no formato de um octógono e cercado por grades. Como não poderia ser diferente, o primeiro grande nome do UFC foi um Gracie. Mostrando toda a eficiência jiu-jitsu, Royce - também filho de Hélio - venceu três das quatro primeiras edições do evento, somando 11 vitórias por finalização, assombrando o mundo das lutas e se tornando a primeira grande estrela do vale-tudo moderno. Royce enfrentava adversários muito maiores e mais pesados do que ele, mas as técnicas desenvolvidas por sua família davam a ele oportunidades de finalizar os adversários e era isso que ele fazia com facilidade. Apesar do sucesso do esporte, o UFC não conseguia se manter rentável no início dos anos 2000 e beirou a falência. Mas a ressurreição do evento começou em janeiro de 2001, quando foi comprado por apenas US$ 2 milhões pela Zuffa, empresa recém-criada na época pelos irmãos Frank e Lorenzo Fertita e presidida por Dana White, donos de cassinos em Las Vegas e empresário de boxe, respectivamente. Com a marca nas mãos, organizaram as regras que foram desenvolvidas na última década, principalmente as que visavam à integridade física do lutador. Dessa forma, acabaram de vez com o vale-tudo e apresentaram ao mundo o MMA, a mistura de artes marciais. Mais que dar um formato completamente profissional ao esporte, também transformou as disputas em um verdadeiro show de mídia e público. A empresa de Dana White, aproveitou a onda e comprou o Pride, incorporando seus principais lutadores ao UFC,também ídolos brasileiros como os lutadores Minotauro e Wanderlei Silva. Uma estratégia de Marketing muito eficiente usada por Dana White, foi o Reality Show, apresentado sempre em TV Aberta, diferente das lutas que passam no Pay-Per-View, fez com que o público se aproximasse do cotidiano dos lutadores, vissem o lado humano deles e se tornassem ainda mais fãns da modalidade MMA.  O chamado MMA (mixed martial arts, ou artes marciais mistas) engloba as seguintes artes marciais: jiu-jítsu, boxe, luta livre olímpica, boxe tailandês, boxe chinês, caratê, entre outras.

3. O mercado do produtoEste evento ocorre em varios lugares do mundo, inclusive no Brasil onde teve duas edições em menos de um ano o UFC134 e o UFC 142. O Custo de um ingresso do UFC é em media U$ 221,00, isso dependendo da localização dentro do estadio ou arena em que o evento ocorrer, podendo ser mais barato ou mais caro.

 4. A dinâmica da curva da demanda na sala de aulaNa última segunda-feira dia 2-4-2012, os alunos do curso de Ciências Econômicas da UFAM apresentaram seus trabalhos de Introdução a Economia: Microeconomia. Os alunos deveriam apresentar um produto e vendê-lo com o intuito de desenhar durante a apresentação um gráfico esboçando a curva da oferta pela demanda do produto.

 4.1  O produtoOs alunos desta equipe venderam o seguinte produto: KIT UFC (ingresso para o UFC 145 + passagem aérea + hospedagem com direito a café da manhã), 

 O produto foi bem aceito pelos alunos da turma e a demanda foi grande, conforme ilustram as fotos, a tabela e o gráfico da dinâmica. 


Abaixo Algumas fotos da apresentação: 



 



 Figura 1 – Apresentação do produto



     



                                                                            
  Figura 2 – Participantes e professora avaliadora

                                         









   Figura 3 – Alunos interessados no Kit UFC
                                                                                                                                                                                                                                              



                                                                           

  Figura 4– Reação dos alunos com o Kit UFC


                                            
                                      
                                                      





            Figura 6 – Apresentação do gráfico










Após a venda do produto os alunos desenharam a curva da oferta pela demanda juntamente com a tabela de informações que ficaram dispostas conforme abaixo:                                                                                                                         




Tabela 1 – Escala da demanda do kit UFC 



                                Gráfico 1 – Curva da demanda do kit UFC Com isso os alunos finalizaram a apresentação, concluindo o objetivo principal do trabalho: traçar a curva da demanda esboçando o fato que acabara de ocorrer. 

Créditos:Bárbara Felsenthal, Carlos Herton, Elenize Avelino, Glenda Cauper, Igor Nobre,  Ionara Borba e João Paulo.

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