terça-feira, 20 de março de 2012

Economia do Amazonas


A Economia do Estado do Amazonas se desenvolveu com a preocupação de inserção da região ao contexto brasileiro. Ao longo da História, diversas fases marcaram o crescimento econômico da região, como o período da Borracha, na segunda metade do século XIX, quando a Amazônia presenciou um período rico e de crescimento de grandes cidades como Manaus e Belém, e durou até a década de 20. 
Hoje a região apresenta atividades econômicas estruturadas em um Pólo Industrial em Manaus,  com empresas certificadas pelo nível zero de poluição. O Polo Industrial é essencial para o equilíbrio financeiro local, por meio da geração de milhares de empregos diretos e indiretos na capital e interior. 
O sistema de importação e exportação do Pólo Industrial de Manaus (PIM), desenvolveu com sistemas de transporte fluviais e aéreos, com base no Porto Flutuante de Manaus e no aeroporto internacional Eduardo Gomes, um dos principais terminais de carga do país.
A criação da Zona Franca de Manaus representou  um crescimento demográfico sem precedentes na região, complementado com o grande registro de imigrantes, aumento da atividade de garimpeiros e o êxodo rural, bem como aumento dos problemas urbanos na capital, que se transformou em uma cidade estado.
Atualmente, o PIM abriga cerca de 500 empresas com elevados índices de produtividade, automação, competitividade, inovação tecnológica.



Bibliografia

Um comentário:

  1. As críticas geraram opiniões distintas entre as classes empresarial, política e especializada na área econômica. A Zona Franca de Manaus, um de seus mais emblemáticos capítulos, despertaram essas expectativas, mas também suscitaram desconfianças.
    Essa tal ZFM modelo capitalista mais gera emprego e renda, de fato desenvolvimento esse modelo de desenvolvimento ou desenvolver discordo e distorço!Haveria de ter um plano de desenvolvimento local, pois Manaus padece da carência de vias de transporte, de fornecimento precário de energia, segurança e saneamento”. ZFM favoreci a políticos locais e a empresários acostumados com favores estatais”.
    a criação de uma infraestrutura para a região, buscando novas fontes de economia, a exemplo do turismo, aproveitamento mineral, parque gasoquímico e biotecnologia.

    ResponderExcluir